Menu

Na cara não, pra não estragar o velório...

Perplexa.
Chocada.
Abismada.
Sem palavras.
É assim que estou me sentindo, após assistir Tropa de Elite 2. Não sei se vou conseguir expressar toda a emoção que me foi transmitida pelo filme, mas vamos lá, vou tentar...
Primeiro, todo o filme contagia pelo enredo e pela história, e com Wagner Moura narrando. Sempre perfeito, detalhista e seguro.
Não fui surpreendida pelos assassinados, nem pelas cenas de violência. Nada disso. O que mais me comoveu foi a corrupção mostrada nas intrigantes cenas do filme. Não é somente o tráfico de drogas, os traficantes e a violência em geral que choca, mas sim a história contada sobre o patrocínio de tudo isso. Sabe de quem? Sim, da própria política. Mas falarei sobre isso mais tarde.
E o que mais me preocupa, é que tudo isso pode ser verdade. Nós, simples mortais, a mercê da máfia e da corrupção que rondam o alto escalão. Não digo somente os ricos e poderosos, mas o pior: os políticos e policiais. Aqueles de "deveriam" nos proteger, se voltam contra nós, graças aos próprios interesses e a avareza.
E eu me pergunto: Será que isso um dia vai melhorar? Ontem, de volta pra casa após assistir o filme, essa era a discussão no carro. Será que o Brasil tem jeito? Na minha opinião, não. Mas perdi por 2 votos a 1. Os outros dois no carro, acreditam que sim. Cada um acredita naquilo que quer.
A Milícia dos policiais na favela, o suborno dos mesmos pagos com o dinheiro do tráfico, a mentira e a falsidade reinam nesse filme. Estaria sendo hipócrita se dissesse que não acredito nisso. Tudo isso existe sim, bem aqui, debaixo dos nossos olhos. E pra mim, isso é o que mais entristece no filme. E acredite, não poderiam ter escolhido outro ator melhor para interpretar, a não ser o Wagner Moura.
Mas não é somente a questão da corrupção que devo citar. Os conflitos familiares também chamam a atenção. A separação da mulher e o novo casamento e o relacionamento com o filho também são evidentes.
Ao final, a gente percebe que isso virou um ciclo vicioso. A minha pergunta é: Será que os poderosos querem o fim do tráfico? Os políticos e policiais que tiram vantagem e enriquecem as custas do tráfico, será que gostariam que tudo isso acabasse? Porque, pra mim, se eles quisessem, o tráfico estaria controlado, assim como é nos países desenvolvidos. Mas a dura verdade é que eles não querem. Não querem que o tráfico acabe. E o Brasil vai continuar do jeito que está, cego e mesquinha, com a hipocrisia reinando.
Infelizmente, é só isso que consigo escrever. Só mesmo assistindo para ter noção do que estou falando...

2 comentários:

  1. Legal o texto heim !!!!

    Também sou do time que acredita que nunca vai mudar... Esse papo de acreditar no País é ilusão, temos e sempre teremos a infeliz cultura do "se dar bem", desde levar vantagem nos 10 centavos no troco da padaria a até chegar as milícias na favela.

    Essa é a cultura do povo brasileiro, não tem como mudar !!!

    ResponderExcluir
  2. Caramba,Monique! Vc escreve muito bem! É incrível como ficamos surpresos com as pessoas!!!! Parabéns pelo texto!!!!

    ResponderExcluir