Menu

Dieta X Tempo

Olá queridos leitores!


Como vocês estão? Todos bem?
Hoje vou falar de um assunto muito importante e que tem papel fundamental nos resultados que busco (acredito que não só eu, mas todos aqueles que praticam atividade física), que é a dieta. 
Mas, nos dias de hoje, com jornadas de trabalho extensas e expedientes intermináveis, como é possível manter a dieta e seguir uma alimentação saudável? Está aí o desafio!

Bom.. Eu tenho uma colher de chá porque além de trabalhar em cozinha, o acesso aos alimentos no trabalho e preparação está bem mais fácil. Mas esse privilégio não é para todos. Daí que entra a famosa marmita e também a bolsa térmica! Na minha bolsa de hoje veio: 1 lata de atum, 2 batatas inglesas (vou cozinhar aqui, mas já pode vir pronta de casa), 1 banana, 1 maçã, 1 iogurte zero e meus suplementos.

Daí vão surgir algumas dúvidas:

1º - Mas Monique, eu vou levar marmita todos os dias para o serviço?
Sim! A marmita precisa virar rotina quando se busca uma alimentação saudável, porque quando temos fome e não temos nada à mão, sempre optamos por aqueles alimentos mais fáceis e menos saudáveis, como pães, doces, salgados, frituras.

2º Mas o que colocar na marmita e na bolsa térmica?
Frutas, carboidratos de qualidade (batata inglesa, batata doce, mandioquinha, mandioca), lanchinhos (iogurte, mix nuts), legumes diversos, atum, carnes saudáveis (sim, pode colocar comida pronta na marmita, uma boa bolsa térmica mantém a temperatura por até 8 horas).

3º Quanto devo levar de cada item?
A quantidade que te satisfaz! Mas lembrem-se: A alimentação deve ser equilibrada e sem exageros, se alimentar de 3 em 3 horas faz com que o metabolismo funcione corretamente.

4º O que mais devo fazer para conseguir ter uma alimentação equilibrada?
Mantenha algumas coisas no trabalho, como: chás, sementes, aveia. Eu sempre deixo um pouco desses itens na minha mesa, estou o tempo todo olhando para eles, o que facilita na hora de fazer escolhas saudáveis.

5º Eu não tenho tempo pra preparar...
Prepare de noite, ou quando chegar da academia, ou depois do trabalho, ou acorde cedo e cozinhe!
Faça quantidades que consigam te atender em 2, 3, até 7 dias ou mais, seja prático, cozinhe várias coisas ao mesmo tempo, use a panela de pressão, tenha bons utensílios: faca, descascador de legumes,  panelas com tampa, frigideira, liquidificador, processador, etc.
Se quiser guardar por mais tempo, use o freezer. Quase tudo pode ser congelado! Depois de cozinhar, separe em potes individuais e retire um dia antes o que vai comer no seguinte. Tudo isso facilita e muito. Alimentos congelados duram até 3 meses.

6º Mas eu não sei por onde começar..
Coloque tudo na ponta do lápis. Quando tiver um tempo, abra a geladeira e os armários, veja tudo que você tem disponível e faça uma programação do que vai comer, em cada dia da semana. Faça compras, vá ao supermercado, se organize nas compras, tire um tempo para isso!

7º Mas é muito caro fazer dieta !
É verdade.. Mas alguma atitudes ajudam a economizar, como dar preferência a itens da época, principalmente legumes, verduras e frutas. Aproveite o final de semana e passe no mercado, pegue folhetos, compare, reserve um dinheiro todo mês para as compras, os itens de marca própria normalmente são mais baratos, aproveite. Não se esqueça que organização e disciplina é primordial em tudo.

E lembrem- se: Nada substitui a orientação de profissionais capacitados, por isso, sempre procure um nutricionista para adaptações.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Beijos




Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário